-
terça-feira, 12 de maio de 2015

Luís Nicolau Fagundes Varela

 Autores: Cíntia Lima,Jediel Ulisses, Júlia Lessa e Pamela Sousa.



Vida e Obra
1841 – Nasceu em Rio Claro-RJ, dia 17 de Agosto. Logo após muda-se para Catalão Goiás.
1851 – Voltou a terra natal, onde fez os estudos do primário e secundário.
1859 – Mudou-se para São Paulo para terminar os preparatórios.
1862 – Matricula-se na faculdade de Direito.
1863 – Casou-se com Alice Guilhermina Luande. Perde seu primeiro filho, Emiliano.
1865 – Publicou Cantos e Fantasias.
1867- Volta para São Paulo, a fim de concluir sua faculdade de Direito. No mesmo ano abandona o curso e volta para Rio Claro-RJ.
1870 – Casou-se pela segunda vez com a prima Maria Belisária de Brito Lasmbert.
--Mudou-se para Niterói-RJ, onde viveu até o fim de sua vida.
---Faleceu em Niterói-RJ em 18 de Fevereiro de 1875.
Principais Obras
·    Noturnas (1861)
·    O Estandarte Auriverde (1863)
·    Vozes da América (1864)
·    Cantos e Fantasias (1865)
·    Cantos Meridionais (1869)
·    Cantos do Ermo e da Cidade (1869)
·    Anchieta ou O Evangelho nas Selvas (1875)
·    Cantos Religiosos (1878)
·    Diário de Lázaro (1880)

Introdução
O grupo composto pelos alunos, Jediel Ulisses, Cíntia Lima, Pamela Sousa e Júlia Lessa do 5º semestre do curso de Letras da Universidade Paulista, apresentou no mês de abril o seminário literário sobre o autor da II Geração Romântica: Fagundes Varela.
Nesta pesquisa foram apontados dados bibliográficos e análises de seus dois poemas de maior popularidade literária, sendo eles: O Cântico do Calvário e A Flor do Maracujá.
Sendo o tema proposto para as “Atividades Práticas Supervisionadas”, o relatório de algum autor da geração romântica, Fagundes Varela dentre todos os autores é o mais intenso e flexível á todos os gêneros poéticos, sendo um boêmio, romântico, depressivo e rebelde, mas acima de tudo um completo e sensível e poeta.   


Desenvolvimento
Após o nome do autor ser sugerido pela professora coordenadora do curso, foram realizadas as pesquisas voltadas para dados bibliográficos sendo que o trabalho foi igualmente dividido entre os integrantes do grupo, da seguinte forma:
·         Jediel Ulisses: o aluno ficou responsável pelo estudo e investigação da vida do autor, encontrando muitas vezes curiosidades desta biografia poética.
·         Pamela Sousa: a aluna ficou responsável pela elaboração do contexto histórico da II Geração Romântica, e a introdução de Varela neste campo de estudo segundo suas características poéticas e pessoais.
·         Cíntia Lima: a aluna ficou responsável pela análise critica do poema “O Cântico do Calvário”, sendo apresentados seus embasamentos temáticos e estruturais.
·         Júlia Lessa: a aluna ficou responsável pela análise crítica do poema “A Flor do Maracujá”, sendo apresentados os embasamentos temáticos e estruturais. A aluna também declamou o poema, levando todo sentimentalismo do poeta para “sinhá”, como é dito no poema.

Ao final da apresentação os alunos receberam do grupo uma lembrança, que consiste em balas de maracujá, com o ultimo poema entregue na forma de pergaminhos.

Considerações Finais

Este trabalho foi de extrema importância para todos os alunos do 4º e 5º semestre do curso de Letras, pois a melhor forma de compreender as escolas literárias é conhecendo o relato biográfico de cada autor que viveu na época especifica.
Conhecer Fagundes Varela de forma critica e sentimental, foi indispensável para compreender a época conhecida como Mal do Século ou poetas malditos onde os burgueses em total conflito pessoal e social permaneciam em ato depressivo e sentimentalista.
Através de fundamentos bibliográficos e digitais, e o conhecimento de mundo de cada componente, o grupo apresentou seu seminário e teve a experiência poética além dos papeis, trazendo o principal objetivo do campo acadêmico: tornar profissionais versáteis e inovadores no campo de trabalho.  


Referências bibliográficas
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43 ed. – São Paulo : Cultrix, 2006.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Nova Minigramática da língua portuguesa/1 ed.- São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002. 
MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 29 ed. rev. e ampl. – São Paulo: Cultrix, 2012.
NEJAR, Carlos. História da literatura brasileira : da Carta de Caminha aos contemporâneos. 2 ed. – São Paulo : Leya, 2011.
PASCHOALIN, Maria Aparecida. Gramática: teoria e exercícios/ Paschoalin& Sapadoto.- São Paulo: FTD,1996.
Leitura e Produção de Texto Poético, Epistolar e Informativo. Disponível em: http//: www. http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 03 de maio de 2015.





0 comentários:

Postar um comentário

 
;