-
quinta-feira, 28 de maio de 2015

Manuel Antônio Álvares de Azevedo

Autores: Ana Paula, Beatriz, Glízia, Matheus e Marina


Vida e Obra
    Álvares de Azevedo nasceu no dia 12 de setembro de 1831, na cidade de São Paulo. Passou sua infância no Rio de Janeiro, mas em 1847 voltou para São Paulo para cursar direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde ganhou fama por suas produções literárias, 
    Durante esse curso traduziu o quinto ato de Othelo de Sheakespeare, Parisina de Lord Byron, fundou a revista da Sociedade Ensaio Filosófico Paulistano. Porém não conseguiu concluí-lo por ter contraído tuberculose, doença agravada por uma queda de cavalo que acaba por fazê-lo falecer um ano depois, em 1852. 
Principais Obras
  • Lira dos Vinte Anos (1853)
  • Macário (1855)
  • Noite na Taverna (1855)
Introdução
     Após a escolha do autor Álvares de Azevedo para a pesquisa e elaboração da apresentação do seminário em sala de aula, os alunos do quinto semestre de letras, autores do post se juntaram para discutir como seria feita a composição para a apresentação à caráter sobre o autor e sua obra. 
    Os três livros foram lidos e discutidos em grupo, assim como também foi combinado que quatro integrantes iriam vestidos de preto, enquanto uma iria vestida de branco, caracterizando o estilo macabro da época.
   Como foi sugerido para ser o tema da " Atividade Complementar Supervisionada", Álvares de Azevedo foi escolhido por ser o maior escritor da segunda geração romântica brasileira, e nesse trabalho, analisamos alguns de seus poemas publicados em Lira dos Vinte Anos. 

Desenvolvimento 
Cada um dos integrantes do grupo ficou responsável por uma parte do trabalho, tanto para a apresentação quanto para a elaboração. Depois de um tempo pesquisando e lendo sua obra, a apresentação foi dividida da seguinte forma: 
  • Ana Paula começou a apresentação falando sobre a vida do autor. Ela vestia-se de preto, e falava mais sobre fatos curiosos sobre a vida de Azevedo.
  • Matheus Cursino apresentou a primeira parte de Lira dos Vinte Anos. O rapaz ainda analisou um dos poemas escolhidos, mostrando as facetas do autor. 
  • Beatriz Sousa analisou a segunda e terceira parte da obra, igualmente ao rapaz, a moça leu dois poemas escolhidos, que mais representavam as ideias do poeta. 
  • Marina Palumbo apresentou e analisou a obra Noite na Taverna. Ela vestia-se toda de branco em razão de representar todos os feminicídios ocorridos ao longo do livro.
  • Glízia Paulo apresentou e analisou a obra Macário, um teatro do autor que trazia alguns pensamentos do poeta sobre a sua escrita. 
Ao final da apresentação foi entregue um marca-página preto com uma frase do autor: " É preferível morrer por amor do que viver sem ele.".
Conclusão
    Álvares de Azevedo foi um dos maiores escritores da segunda geração romântica e um dos principais ícones byronianos brasileiros. A escrita do autor, apesar de pertencer a outra época, se enquadra perfeitamente com o que ocorre nos dias atuais, 
    Dessa forma, estudar não só ele, mas a literatura brasileira, levanta questionamentos sobre a nossa sociedade hoje e a forma com que a sociedade daquela época se portavam. Observando o que Azevedo escreve, há de notar que seus poemas não eram apenas sobre a morte e sobre o amor, mas também sobre uma sociedade que beirava ao ócio e de uma geração de jovens boêmios. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
;